quarta-feira, 2 de maio de 2007

9 MANEIRAS DE CONSEGUIR O MÁXIMO DE SI MESMO

Existem milhares de pessoas que morrem com 20 anos e só são enterradas com 80. Tem gente demais passando pela vida, nunca realizando todo seu potencial, usando apenas uma fração íntima do seu talento. De acordo com recentes estudos científicos, o cidadão médio usa apenas 0,01% da sua capacidade cerebral durante sua vida. O respeitado cientista Ivan Yefremov confirmou que “o ser humano pode, sem dificuldades, aprender 40 línguas diferentes, memorizar uma enciclopédia de A a Z e formar-se em dezenas de faculdades.” E, mesmo assim, a maioria das pessoas transforma-se em criaturas complacentes, fazendo as mesmas coisas, com as mesmas pessoas, todos os dias.
Robin Sharma, presidente da Sharma Leadership International, nos dá 9 poderosas lições a serem consideradas, caso queiramos aproveitar ao máximo nossa capacidade, manifestando de forma plena o potencial para excelência que existe dentro de nós:

1. Defina uma realidade mais alta:
As pessoas de maior sucesso no mundo são os “possibilistas”. Eles transformam o impossível em provável, através de melhores pensamentos e a visualização constante de um futuro melhor. Pense criativamente, inventando novas maneiras de crescer seus negócios e enriquecer sua vida pessoal. Participe de convenções e palestras, expondo-se a informações ricas - e fique aberto para novas idéias.


2. Rodeie-se dos melhores:
Você é um produto do ambiente. O princípio da Associação diz que o que você será daqui a cinco anos depende basicamente de duas influências: as pessoas com que você se associa e os livros que lê. Assegure-se de que as duas coisas sejam primeira classe. Rodeie-se de pessoas avançando, andando para frente - homens e mulheres apaixonados e motivados a transformar o mundo em que vivemos. Forme alianças com os outros vendedores que sejam criativos e vencedores. Encontrem-se semanalmente para trocar idéias sobre com multiplicar suas idéias sobre como multiplicar suas vitórias profissionais. Leia as biografias de pessoas que você admira, aprendendo com suas vidas. Você pode mergulhar profundamente nas lições de vida de algumas das maiores personalidades da Humanidade simplesmente entrando numa livraria.


3. Transforme sua vida em compartimentos de um dia:
Sharma diz que é essencial trazer às nossas vidas em senso de urgência, e não de pressa. Tem gente demais desperdiçando tempo, preocupando-se com fracassos que já aconteceram ou desafios futuros. Afina, na maioria das vezes, os medos futuros raramente se concretizam. Como observou muito bem Mark Twain: “Eu tive muitos problemas na minha vida - e alguns deles realmente aconteceram.” Viva de forma completa todos os seus dias. O passado já foi e é história. O futuro nada mais é do que um sonho. Hoje é tudo que você tem. Tente coisas novas, arrisque-se mais, sonhe mais alto. Os resultados falarão por si próprios.


4. Aumente seu grau de exigência:
Os oftalmologistas chamam de “Ambliopia” o fenômeno que ocorre com crianças pequenas quando, ao terem um olho perfeitamente são coberto por um tapa-olho ou curativo, durante um certo período de tempo, perdem a capacidade visual. Pessoas que passam seus dias trabalhando dentro de uma pequena zona de conforto também sofrem de um tipo de Ampliopia. Ao viver com viseiras, perderam sua capacidade natural de enxergar as oportunidades infinitas que se apresentam todos os dias. Perderam a visão, e ficam contentes, o único caminho que existe para uma vida de satisfação passa necessariamente pela excelência e iniciativa. Aumente as exigências para 1999. Exija mais de si mesmo, e estimule-se a tentar coisas que a princípio parecem impossíveis. A melhor maneira de conquistar o medo é enfretá-lo.


5.Vá além:
Uma das melhores estratégias que existe no mundo dos negócios é “prometer menos e entregar mais”. Essa simples filosofia acabará criando uma legião de fãs, que farão propaganda boca-a-boca por você. Pergunte aos seus clientes o que eles esperam de você, e então exceda suas expectativas. Faça o mesmo na sua vida pessoal. Leia 30 minutos por dia, não importa quão ocupado esteja, pois novas idéias são as ferramentas do sucesso na economia atual. Trabalhe duro, pois a dedicação sempre é recompensada. E aprimore-se constantemente, pois a liderança começa dentro de nós.


6. Focalize sua energia:
O sábio confúcio disse: “o homem que persegue dois coelhos não pega nenhum.” Outro dos segredos do sucesso, então, tem milhares de anos de história: focalize sua energia nas coisas que realmente importam. Como diz Sharma: “aquele que tenta fazer tudo não faz nada. O verdadeiro segredo de conseguir realizar e fazer coisas é decidir também o que não vai ser feito.” Concentre seu tempo somente em atividades que impulsionem as possibilidades de atingir seus objetivos. Se uma atividade não estiver ligada a um de seus objetivos estratégicos, tenham a autodisciplina de dizer “não”. Sua produtividade e níveis de realização vão ser incrivelmente melhores.


7. Seja um líder motivacional:
Pessoas vitoriosas são geralmente centradas em outros seres humanos. Elas entendem que, ao ajudar outras pessoas a atingirem seus objetivos, terminarão conseguindo o que querem. Pergunte incessantemente às pessoas que trabalham com você: “como posso ajudá-lo a atingir seus objetivos?”. Ofereça serviços constantes aos seus clientes, amigos e comunidade. Inspire outros através do exemplo, e cumpra as promessas que fizer. Você ficará surpreso com as oportunidades que aparecerão constantemente.


8. Seja a mudança:
Estamos nadando no oceano de mudança. Foram feitas mais descobertas nos últimos 30 anos do que nos 5000 anteriores. A tecnologia está mudando numa velocidade absurda, as forças sócio-políticas transformaram nossa sociedade e mesmo nosso ambiente e estilos de trabalho mudaram muito nos últimos anos. Então, o que nós, meros mortais, podemos fazer - não só para sobreviver -, mas para vencer na nova Economia da Informação? A resposta de Sharma é “seja você mesmo a mudança”. Um dia, um dos seguidores de Mahtma Gandhi lhe perguntou como mudar a atitude das outras pessoas. Gandhi pensou por um momento e, com um sorriso sábio, respondeu: “seja você a mudança”. Considere as mudanças como uma ferramenta de negócios. Deixe para lá a idéia de “fortaleza” - atravesse o fosso que o separa do mundo em mudança constante. Eduque-se tecnologicamente. Surfe pela Internet. Participe de cursos diferentes. Ë a única maneira de entender a mudança pelo que ela realmente é: uma nova oportunidade de elevar sua vida e sua empresa para níveis muitos mais altos de eficiência e realização.


9. Controle seus hábitos e aja:
“Saber não é suficiente, devemos aplicar. Querer não é suficiente, devemos fazer”, disse o filósofo alemão Goethe. Vencedores entendem que a realização e os sucessos contínuos são uma questão d números: quanto mais ações você realiza, mais resultados colhe. Tomemos as visitas ou chamadas “frias”, por exemplo ( aqueles em que você e o prospect ainda não se conhecem). O vendedor que fizer 100 telefonemas por dia certamente fechará mais vendas do que só fizer 50. Fique bom em agir. Se você aprender uma nova estratégia, ou uma nova maneira de reduzir o estresse, aplique-a imediatamente, antes que a Lei da Vontade que Encolhe comece a funcionar o seu desejo comece a sumir. Se as pessoas implementassem 50% das idéias que tiveram nos últimos anos, seriam tão vitoriosas que não acreditariam. O problema é que a maioria das pessoas não usa seus conhecimentos para agir. Não deixe que isso aconteça com você.

2 comentários:

Anônimo disse...

existem segredos q sempre estão na nossa cara mas q precisam ser apresentados por outras pessoas. ai estão alguns e dentro deles existem outros q nos mesmos devemos descobrir.

larissa lisbôa disse...

concordo segredos que regem o mundo e as coisasd mais inecreditaveis.......
capazes de realizar o "impossivel"

e esta "sub-inscrito",mas só alguns o descobrirão outros somente trabalharao duro e nao saírao do lugar por desconhecerem a ele.

então abra os olhos para os resultados e descubra que para ter sucesso na VIDA BASTA PERCERBER AS REGRAS DO JOGO E O RESTO DEIXA QUE O UNIVERSO CONSPIRE A SEU FAVOR.