segunda-feira, 11 de abril de 2005

Texto do Prof.Osmar Coutinho

Certa vez um fazendeiro preocupado com a situação de sua fazenda, chamou um amigo muito rico e lhe pediu ajuda, pois as vendas de ovos estavam caindo drasticamente.

O amigo após analisar atentamente a situação que preocupava o fazendeiro, escreveu algo em um pedaço de papel, lacrou, colocou dentro de um envelope e entregou ao fazendeiro dizendo:
_ Leve com você este envelope fechado por todos os setores de produção de ovos, no mínimo três vezes ao dia durante seis meses.

E assim fez o fazendeiro.

Pela manhã ao ir ao campo segurando o envelope, encontrou um funcionário dormindo, quando este deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção.

Ao meio dia quando foi ao depósito, encontrou vários sacos de milho furados e o local bem sujo. Chamou a atenção também do funcionário responsável e acabou descobrindo que o mesmo chegava atrasado ao serviço todos os dias.

À noite, ao conferir na granja se todos os ovos tinham sido recolhidos conforme normas, deu-se conta que o serviço tinha sido mal feito e o funcionário responsável não tinha sido treinado adequadamente, gerando com isso um prejuízo enorme a cada dia que se passava.

A partir daí, todos os dias ao percorrer a sua fazenda de um lado para outro com seu envelope, encontrava várias coisas erradas, as quais deveriam ser corrigidas imediatamente.

Sempre pensava: se não fosse pelo envelope oferecido pelo meu amigo jamais teria visto estas falhas.

Em menos de seis meses, o fazendeiro muito feliz chamou o amigo e lhe disse:
_Por favor, deixe comigo por mais um ano este envelope; minha fazenda melhorou muito, graças a este “amuleto”.

O amigo sorriu, abriu o envelope e lhe disse:
_Podes ter este “envelope” pelo resto da sua vida, mas o segredo não está no envelope e sim em quem o carregou por muito tempo pelos quatro cantos desta fazenda.

Retirou de dentro um pequeno papel que estava escrito a seguinte frase:

"Se queres que as coisas melhorem e rendam frutos, deves gerenciá-las de perto e constantemente. Muitas vezes a culpa pelo fracasso não está nos outros e sim em quem os lidera.”


SUCESSO A TODOS

Um comentário:

Mário disse...

Pode crê.
O peso da liderança é muito árduo.
O grande problema é saber administrar o tempo e tomar as decisões certas pra levar a equipe pro lugar certo.
Eis aí boa parte desse peso; a tomada de decisão pode ter excelentes como também desastrosas conseqüências.
...
Queria saber se existe alguma tática pra auto-controle em momentos explosivos.
Sei lá, temos que tentar de tudo, mas nem sempre resolve, enquanto o chefe solta o verbo, pensar num carro novo, ou naquela mulher maravilhosa, numa praia ou numa rede entre duas árvores no campo...
Na maioria das vezes a inquietação e nervozismo nesse tipo de situação é praticamente incontrolável.
Será que tem alguma receita?